MUSICOGRAFIA BRAILLE

TECLADO

VIOLÃO

ESTRUTURAS MUSICAIS/ TEORIA

FLAUTA DOCE

PERCUSSÃO CORPORAL E INSTRUMENTAL

segunda-feira, 18 de julho de 2011

MÓDULO NOTAÇÃO MUSICAL NO COMPUTADOR






ESTE MÓDULO MINISTRADO PELA PROF. CARMEM LÚCIA É TRABALHADO COM O ENCORE (SOFTWARE UTILIZADO PARA EDITAR PARTITURAS.
COM ESSE PROGRAMA É POSSÍVEL EDITAR PARTITURAS PARA VÁRIAS VOZES PODENDO SER UTILIZADO POR MAESTROS DE ORQUESTRAS OU REGENTES DE CORAIS.

terça-feira, 5 de julho de 2011

SEMINÁRIO CONTRALTO SOPRO NOVO YAMAHA

O Curso Tecnico Habilitacao Musica esta ansioso por mais um Seminario de Flauta Doce, desta feita, com a flauta Contralto, que sera ministrado pela ,nossa ja conhecida, Professora Beth, do Projeto Sopro Novo da Yamaha Musical de Sao Paulo;
Conhecedores ja da capacidade e formacao dos Professores deste Projeto, e do sucesso que sempre resulta estes seminarios, o grupo se prepara para recebe-la, com os estudos ja adiantadoss para ter um maior aproveitamento do Seminario, que acontecera dia 30 de julho proximo;

MODULO TECLADO



O grupo de estudantes que esta fazendo o Curso Tecnico Habilitacao Musica esta muito estimulado com o inicio deste modulo de Teclado acompanhamento, que visa orientar o grupo para o acompanhamento ao teclado para vozes ou instrumentistas.O Modulo Teclado se proponhe dar bases para o professor acompanhar um coral infantil, de jovens ou adulto, uma vez que todos oss modulos se integram com o objetivo de formar as bases de um professor que tenha amplas possibilidades de fazer uma boa aula para seus alunos, com as possibilidades que a escola oferece ou o espaco disponibilize.
Este modulo estara aproveitando todo o conhecimento adquirido nos modulo de Teoria Musical e no modulo de Solfejo,Percepcao e Ritmo; Orientando este modulo a Professora Lucia Helena , uma das coordenadoras do Curso Tecncio Habilitacao Musica;

MODULO FLAUTA DOCE CONTRALTO



Os alunos do Curso Tecnico Musica iniciaram tambem no ultimo sabado, o modulo de flauta doce contralto; A contralto e uma flauta um pouco maior que a soprano, e de uma sonoridade um pouco mais grave; estao apaixonados pelo seu som; este modulo proponhe o aprendizado das pecas do Livro de Flauta Contralto , com repertorio selecionado pelo Projeto Sopro Novo da Yamaha Musical do Brasil; este livro alem das pecas para flauta contralto, traz um CD para estudo e partituras de acompanhamento para piano ou teclado, bem como flautas a duas vozes, para duas contraltos e tambem para contraltos e sopranos;sao pecas agradaveis, muito lindas,e de varias epocas da historia da musica;Este modulo esta sendo orientado pela Professora Lucia Helena;Parabens ao grupo por iniciarem este novo desafio!Lucia Helena

MODULO MULTIMIDIA NA EDUCACAO





Aconteceu no ultimo sabado o inicio do modulo de Multimidia na Educacao;este e um modulo muito importante para a nova geracao de professores, principalmente de Musica! Queremos que nossos alunos aprendam com interesse e alegria, e nada mais motivador que aprender no computador, buscar conhecimento atraves de pesquisas nos sites da internet; Este modulo esta sendo orientado pela Professora Vera Melim, expert no assunto;Ela trouxe muitas novidades em como criar planos de aula de musica virtuais ,para serem tambem trabalhados com nossos alunos via online; Aprenderam como usar os sites da internet como instrumento cultural e de aprendizado; O grupo esta muito entusiasmado com essa modalidade de aprendizado e de estudo;Muito mais ativo,alegre, leve, interessante!Logo ,logo, traremos mais novidades sobre este modulo que vai fazer a diferenca no nosso Curso Tecnico;Unico curso que traz modalidades modernas para os docentes;Parabens a professora e aos alunos!! a direcao

INTERDISCIPLINARIDADE

Anexamos parte de textos escritos nos Portifolos de Avaliacao da aluna Luciana Carolina:

"Hoje a professora nos deu um texto sobre motivacao, que lemos em sala de aula;aprendi sobre esse texto que so a propria pessoa e capaz de encontrar seus motivos para viver, e para trabalhar, para fazer ou deixar de fazer"

"Pulsacao e a base, cantamos, e fizemos a pulsacao com os pes, foi bem legal."

"Foi uma aula muito proveitosa, passou o dia sem nos cansar".

"Quanto as professoras sao muito atenciosas; tambem usam um vocabulario facil de entender;quando tive duvidas, estavam prontas para nos ajudar;estou adorando fazer este Curso Tecnico".

Modulo de Flauta Doce

Anexamos algumas observacoes feitas pelos alunos durante os modulos:

"Aprendi a tocar flauta ja faz alguns anos, mas nunca a tinha observado dessa forma.Redescobri que e um instrumento gratificante e com um amplo leque de possibilidades musicais.Aprendi tecnicas para trabalhar com criancas, realmente tinha muitas dificuldades de repassar meus conhecimentos, e conseguir isso foi um presente, pois aprendi a me soltar, e nao ter vergonha de ensaiar e ser um pouco crianca tambem; E gratificante para mim ver meus filhos tao interessados na musica e ensaiar com eles tem sido uma alegria."Valentim

"Esta aula foi muito proveitosa, porque aprendi novas musicas com a flauta, e novas formas de toca-las"Luciana

"E preciso em nome do resgate da alegria na aprendizagem, tomarmos consciencia das verdadeiras carencias pedagogicas no dominio do ensino musical e projetar um plano estrategico, transparente e inovador do ensino da musica nas escolas;e acredito que atraves da musica estaremos contribuindo para o desenvolvimento do educando"Adriana

Modulo Xilofones e Metalofones

Anexamos algumas observacoes dos alunos referente ao modulo:

"Deu para aprender muito com as aulas de xilofone;posso ensinar as criancas a partir de 4 anos a usarem o xilofone;Deixar as criancas um pouco livres para criarem sua propria musica, elas irao gostar mais ainda de tocar este instrumento;Vou tentar repassar aquilo que aprendi, pois gostei muito das aulas e de como foram ensinadas" Valentim

'Gostei muito de ter aprendido xilofones, porque aprendi a percussao, os ritmos, como fazer harmonia com uma musica usando varios instrumentos;tambem e um instrumento facil de tocar e de ensinar."Luciana

"Aprendi slgumas musicas e tambem toca-las com xilofone e metalofone, nunca pensei que usaria um instrumento desses; O xilofone e um instrumento mais facil de tocar que a flauta, pois nao precisa mudar os dedos de lugar, apenas bater as baquetas...gostei muito das aulas e dos novos conhecimentos que adquiri, sao essas aulas que fazem a musica ficar mais interessante" Thomas

Banda Ritmica

Anexamos aqui algumas observacoes feitas pelos alunos do curso tecnico:

"Pode-se perceber que para as criancas a banda ritmica e tudo de bom.Elas ficam mais felizes, mais receptivas a musica.A gente vai tendo mais acesso as suas ideias e aos seus anseios.Vai ter um efeito recreativo e tambem educativo."Iete

"A bandinha ritmica e feita atraves de atividades ludicas visando o desenvolvimento e aperfeicoamento da percepcao auditiva, imaginacao,coordenacao motora,memorizacao,socializacao, expressividade e percepcao ritmica.Cada crianca tem a chance de conhecer novos instrumentos e melhorar seu desempenho ritmico, e terao a capacidade de trabalhar em grupo.Gostei deste modulo e como e importante o trabalho com as criancas, e como elas podem aprender com a banda ritmica.Dessa forma serao pessoas capazes de trabalhar em gruppo e desenvolver habilidades musicais."Valentim

"Eu noa possuia conhecimentos sobre bandinha ritmica antes de fazer este curso;gostei muito de aprender a trabalhar com a bandinha ritmica;ppretendo usar este conhecimento com meus alunos;nao possuo todos os instrumentos, mas posso usar o que tenho como copos,canetas,palmas;posso usar a mesa, os pess entre outras coisas;a bandinha ritmica ira faciliatr o desenvolvimmento ritmico das criancas e assim melhorar sua capacidade musical"Thomas